janeiro 22, 2007

Viana, Braga e Minho...


O poder administrativo de Braga preocupa muito o autarca de Viana do Castelo, Defensor Moura. E afirma: “Somos mal interpretados quando reafirmamos a nossa vontade autonómica em relação ao distrito de Braga e ao Minho como uma província que nunca teve de facto poder administrativo e que muitas vezes é ressuscitada para interesses que não têm a ver com os de Viana do Castelo”.
Sabendo-se da sua notória desconfiança relativamente aos municípios do Alto Minho que fazem parte da Comunidade Intermunicipal Vale do Minho, fica-se agora a saber que o Minho como região (englobando os concelhos do Alto e do Baixo Minho) jamais será uma realidade administrativa se tal depender do seu voto ou poder de decisão.
Talvez Defensor Moura não queira comparar as duas regiões porque isso o obrigaria a reconhecer que a realidade de hoje não se compadece com a mera existência de um castelo numa cidade e num distrito que têm ficado para trás.Basta percorrer alguns indicadores de desenvolvimento e constatar como estas palavras são de puro bairrismo, cada vez mais obsoleto.