janeiro 22, 2007

Livros - O tempo dos espelhos

O tempo dos espelhos – Júlio Machado Vaz, Texto Editores, 2006.
Li o livro para conhecer mais um pouco sobre Bernardino Machado e também para tentar compreender por que razão estas memórias, talvez apressadas, são escritas não em Mantelães, em Paredes de Coura, mas em Cantelães, uma freguesia do concelho de Vieira do Minho.
Ainda que a figura do presidente esteja sempre presente, Bernardino Machado somente aparece, numa síntese dos seus percursos políticos, nas páginas 70 e 71 e rapidamente dá lugar às dúvidas e críticas do autor, que apresenta os seus tempos como espelhos que reflectem memórias de uma família muito ligada a Paredes de Coura. E o autor esclarece: “Após a morte de meu pai, fui em busca do afecto “do lado de lá”. A correspondência do Avô Presidente para o neto não engana – era nele que confiava para satisfazer os seus pedidos, zelar pela saúde familiar, dar notícias. Uma das descobertas foi sinistra e divertida, meu Bisavô sofria da próstata. Mas aos noventa anos… Dela se queixava em 1941, escrevendo de Mantelães. Sonoridade suspeita, eu escrevo em Cantelães. Porque não me limitei a construir casa que rima com a dele e decidi copiar-lhe a doença aos cinquenta e cinco?”.