janeiro 02, 2007

Desafio presidencial

Relativamente às melhorias visíveis no funcionamento do sistema educativo, o Presidente da República dixit: “a qualidade do ensino, o estímulo à excelência e o combate sem tréguas ao insucesso e abandono escolar têm que ter sinais positivos já em 2007".
Presume-se que estas palavras estejam destinadas aos ensinos básico e secundário e a Maria de Lurdes Rodrigues, ministra da educação, ainda que a qualidade do ensino e o insucesso escolar também façam parte dos problemas do ensino superior.
Porque os resultados em educação não são visíveis, a curto prazo, como na economia ou na justiça, bem se pode dizer que 2007 oferecerá a Cavaco Silva um tema de discordância para com José Sócrates, num momento em que um e outro terão os seus nomes ligados ao novo estatuto da carreira docente. Qualquer mudança em educação, tanta a da qualidade quanto a do abandono, requer um envolvimento dos professores, que vá para além do mero cumprimento de tarefas e do horário. Duvido que convocar os professores, neste momento, para esta batalha seja o mais correcto politicamente, sabendo-se que desejam, por todos os motivos, a substituição da ministra da educação.