novembro 07, 2008

CIM Alto Minho

Acaba de ser criada a Comunidade Intermunicipal do Minho Lima. Os seus progenitores são 9 concelhos do Alto Minho, ficando de fora o de Viana do Castelo.
A imprensa tem relatado as diversas peripécias deste caso, sobretudo as birras políticas de um presidente de câmara que manifesta não só miopia política, fazendo do seu concelho e das suas freguesias o umbigo para o qual olha permanentemente, bem como falta de solidariedade para com os restantes concelhos.
Paredes de Coura, ou quem diz, Cerveira, Monção, Melgaço, Ponte da Barca, fica possivelmente no deserto ou num recanto de Espanha.
O argumento utilizado pelo autarca de Viana resume-se à questão da proporcionalidade dos lugares para os órgãos da comunidade. Numa palavra: não quer partilhar decisões, quer impor a vontade centralista da capital distrital. Pobre argumento este num tempo em que é necessário dar as mãos e olhar em frente, deixando-se para trás os pormenores locais e regionais!
Vamos esperar pelo referendo que se avizinha, mas logo começou com uma derrota pelo Tribunal Constitucional que rejeitou a pergunta escolhida.