fevereiro 20, 2009

Ainda sobre Paredes de Coura...

Entender o todo pelo particular é algo em que facilmente podemos cair se tentarmos compreender uma determinada situação pelas notícias dos media.
O imediato, o diferente, o sensacional fazem parte de uma boa notícia, hoje em dia, e tudo tem que ser dito em poucas palavras.
Foi o que se passou estes dias no Agrupamento de escolas de Paredes de Coura.

Para quem teve conhecimento do "conflito" pelo jornal ou televisão apenas ficou com uma visão particular, não sendo possível afirmar que a Associação de Pais, aliás com uma liderança forte e bem dialogante, tenha desempenhado um papel acusatório.
Para lá da legitimidade da decisão, e sinceramente entendi que se tratava da suspensão de duas ou três actividades relacionadas com os festejos do Carnaval, o Conselho Pedagógico é um espaço privilegiado da assunção da autonomia, mas em permanente diálogo com todos os outros elementos da comunidade escolar.
Segundo dados a que tive acesso, directamente fornecidos pela Associação de Pais , e que agradeço, tem existido por parte desta um total clima de diálogo e abertura para ultrapassar os problemas surgidos, sendo exigido a todos os restantes intervenientes a mesma postura.
É com diálogo que se faz a educação e é dentro da escola que está a solução para muitos dos seus problemas.