fevereiro 08, 2009

Mesmice eleitoral

Mesmice: significa mesmeidade ou falta de variedade. Servem estas palavras, pouco utilizadas no dia-a-dia, para dizer que tudo continua na mesma, ou que tudo pode continuar tal como até aqui no reino político de Paredes de Coura.
No excelente trabalho que o Notícias de Coura realizou numa edição recente, os actuais Presidentes de Junta de Freguesia disseram, a propósito da sua recandidatura, “não sei”, embora a maioria venha a dizer “sim”.São homens de grande trabalho e de grande zelo cívico, dedicando à causa pública inúmeras horas do seu tempo disponível. Prova dessa dedicação é que são poucos os jovens que decidem - e ainda há algumas excepções, para falar nos exemplos de Porreiras, Vascões, Bico e Cunha - avançar com uma candidatura, preferindo orientar o seu tempo para outras direcções. Espero que muitos destes homens, e infelizmente somente uma mulher, e Cossourado deve ser um exemplo a seguir por outras mulheres, se recandidatem, reforçando o seu sentido de cidadania. Para mim, estas eleições ao nível das freguesias são as mais sinceras, politicamente falando, na medida que se sabe em que se vota e em quem melhor pode desempenhar o cargo.
A mesmeidade pode aplicar-se também às eleições para a câmara municipal. A ruptura política pode acontecer, e a crer nas palavras fundamentadas do director do Notícia de Coura, não pelo lado do PS e do PSD mas por uma candidatura independente.
Digamos que seria interessante, sobretudo se vier de quem mais tem dado a cara na assembleia municipal, sempre em defesa de um programa e permanentemente remando sozinho em águas muito agitadas.
Já agora, por que não uma candidatura afecta ao Bloco de Esquerda? Também seria interessante, sobretudo depois do desaparecimento do CDS/PP. Apesar de ter trabalho realizado, apesar de ter dedicado o melhor de si ao concelho, apesar, ainda, de pretender que outros apareçam, porque não é dos que ficam eternamente no poder, acredito que Pereira Júnior se recandidatará. Poderei dizer, sem incorrer em inverdades, que há muitos courenses a seguir esta minha convicção.
Tal como uma moeda tem duas faces, e uma não existe sem a outra, assim Coura e Pereira Júnior tem uma forte relação de cumplicidade. E todos o sabemos, mesmo que digamos que há outras pessoas, que há outras ideias e que há outras vontades. Mesmice para o PSD. Tudo indica que o candidato dos últimos eleitorais (e quantos são?) irá novamente a votos. Raros são os casos em que a persistência resulta em vitória, sendo necessário recordar que os eleitores não são benevolentes para com os eternamente derrotados.
Mesmice ou mesmeidade nas eleições que se avizinham, decerto em Outubro de 2009, o que não significa paragem no tempo ou falta de novas ideias. A mudança faz-se, de igual modo, com os que estão, com os que corajosamente se candidatam, dando o melhor de si e aceitando os cargos como uma missão pública e cidadã.