Stio do Ministério em 26 de Fevereiro de 2007:
"O Grupo de Avaliação e Acompanhamento da Implementação da Reforma do Ensino Secundário entregou ao Ministério da Educação o seu primeiro relatório com recomendações.
As sugestões feitas assentam na cenarização e ponderação de argumentos de sinal contrário.
O documento identifica quatro pontos críticos, que requerem decisões mais urgentes.
O primeiro é o reforço das vertentes prática e/ou experimental nos cursos científico-humanísticos.
Esta recomendação traduz-se, designadamente, pelo aumento da carga horária em um tempo lectivo (90 minutos), se bem que associado à extinção da disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) enquanto obrigatória no 10º ano, tal como se menciona adiante, e pela formação de professores.
O segundo decorre de o curso de Línguas e Literaturas oferecer uma formação precocemente especializada e conducente a um reduzido leque de opções no prosseguimento de estudos.
O Grupo recomenda a extinção deste curso, com a correlativa integração das suas disciplinas específicas no leque de optativas bienais e anuais do curso de Ciências Sociais e Humanas.
Sobre as TIC, no que é o terceiro ponto considerado, o Grupo defende a sua antecipação para o ensino básico, uma vez que entende que se deve garantir o desenvolvimento das suas aprendizagens ao longo do 3.º ciclo do ensino básico.
O objectivo enunciado é o de, à saída do 9.º ano, todos os alunos estarem habilitados a usar aquelas ferramentas no seu quotidiano e na sua vida escolar.
Por fim, no quarto ponto, relativo à Educação Física, o Grupo valoriza a consideração desta disciplina na conclusão do Ensino Secundário" (sic).
As sugestões feitas assentam na cenarização e ponderação de argumentos de sinal contrário.
O documento identifica quatro pontos críticos, que requerem decisões mais urgentes.
O primeiro é o reforço das vertentes prática e/ou experimental nos cursos científico-humanísticos.
Esta recomendação traduz-se, designadamente, pelo aumento da carga horária em um tempo lectivo (90 minutos), se bem que associado à extinção da disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) enquanto obrigatória no 10º ano, tal como se menciona adiante, e pela formação de professores.
O segundo decorre de o curso de Línguas e Literaturas oferecer uma formação precocemente especializada e conducente a um reduzido leque de opções no prosseguimento de estudos.
O Grupo recomenda a extinção deste curso, com a correlativa integração das suas disciplinas específicas no leque de optativas bienais e anuais do curso de Ciências Sociais e Humanas.
Sobre as TIC, no que é o terceiro ponto considerado, o Grupo defende a sua antecipação para o ensino básico, uma vez que entende que se deve garantir o desenvolvimento das suas aprendizagens ao longo do 3.º ciclo do ensino básico.
O objectivo enunciado é o de, à saída do 9.º ano, todos os alunos estarem habilitados a usar aquelas ferramentas no seu quotidiano e na sua vida escolar.
Por fim, no quarto ponto, relativo à Educação Física, o Grupo valoriza a consideração desta disciplina na conclusão do Ensino Secundário" (sic).