setembro 02, 2006

Retenção/abandono no ensino básico

Os resultados de retenção/abandono e não conclusão dos alunos do ensino básico relativos ao ano lectivo 2004/05 não são melhores nem piores dos que se têm verificado na última década. Considerando os nove anos de escolaridade, e comparando os anos 2003-04/2004-05, verifica-se uma oscilação negativa de 0,4%, uma vez que passa de 11.4% para 11.8%.
Tendo como referência os resultados oriundos do Gabinete de Informação e Avaliação do Sistema Educativo (GIASE), a taxa de reprovação/abandono no 9º ano de escolaridade subiu 6,8%.
Em artigo de opinião (DN, 1/9/2006), a Ministra da Educação argumenta que “o aumento do número de alunos reprovados resulta directamente da introdução dos exames”. Todavia, em nota informativa do Gabinete de Imprensa do Ministério da Educação, de 11 de Julho de 2005, a argumentação é outra: “os resultados finais dos exames nacionais do 9º ano de escolaridade, que se realizaram este ano nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática registaram, de uma forma geral, taxas de aprovação em consonância com as classificações de frequência”.
Bem, não seria aconselhável que a Ministra da Educação tivesse conhecimento dos dados do seu gabinete de imprensa para fundamentar de uma forma mais rigorosa aquilo que entende escrever?