janeiro 31, 2009

Trasnporte de alta velocidade


A resolução do Conselho de Ministros nº 10/2009, de 27 de Janeiro, põe o preto no branco, depois de tanta discussão, o futuro transporte ferroviário de alta velocidade.
No traçado Braga-Valença, Paredes de Coura figura no traçado, bem perto do actual traçado da auto-estrada.


janeiro 20, 2009

Ventos frios e sombrios

Por todo o lado sopram ventos frios e sombrios, trazendo notícias difíceis de digerir. Trazem também a incerteza, não estivéssemos nós num inverno bem molhado e gelado.
São ventos de desesperança. Alguém diz, e perdeu-se a vergonha pública, num dia, que o grupo empresarial não fará despedimentos para, no dia seguinte, os trabalhadores dizerem que receberam a carta de despedimento.
Alguém diz, de igual modo, que o TGV pode esperar, os espanhóis que se lixem; ainda há alguém que anuncia a terra prometida, mas somente se os portugueses se comportarem bem nas eleições. E todos os partidos são ágeis nas promessas!
Apesar de tudo, os ventos continuam frios e gelados, e não há possibilidade de mudar de imediato o que quer que seja.
Dias depois de novo orçamento, que sucedera a um mais realista, já se diz que há espaço para outro deve e haver das contas públicas porque os números continuam a descer, tal com os números do tempo.
Opções de mensagens

janeiro 16, 2009

Crise... para sempre?

Cada dia que passa torna-se mais penoso.
As empresas anunciam às centenas os despedimentos, a precariedade do emprego aumenta, o recibo verde de muitos jovens e adultos não desaparece, as expectativas sucumbem, os juros baixam, o dinheiro desaparece de circulação, as pessoas retraem-se nos gastos... é a crise como ainda não a conhecíamos.
Mas o mais crítico de tudo isto é que o país demora a ter rigor nas contas públicas, demora, e imenso, a ter uma política de futuro e com futuro, ficando cada vez mais prisioneiro dos partidos, de soluções de curto prazo, de promessas, de enganos.
Começo a dar razão aos mais pessimistas, sobretudo aos que dizem que Portugal é um país sem futuro, se continuar deste modo, totalmente encalhado no mar da desgraça.

janeiro 04, 2009

Carta de Foral de Paredes de Coura


Pela graça de Deus, rei de Portugal e dos Algarves, de aquém e de além mar, em África e senhor da Guiné e da conquista, navegação e comércio da Etiópia, Arábia, Pérsia e Índia.
A quantos esta nossa carta de foral, dado a terra de Coyra, para sempre virem, fazemos saber que para bem das sentenças e determinações gerais e especiais, que foram dadas e feitas por nós e com os do nosso conselho e letrados, acerca dos nossos Reinos, e dos direitos reais e tributos que por eles se deviam arrecadar e pagar (...)

D. Manuel I, 13 de Abril de 1515.

janeiro 02, 2009

2009

2009:
Somos feitos de números... nascemos e percorremos uma série de datas como um corredor de maratona, cuja memória grava todos os pormenores sem se lembrar de um em particular.
Somos, ainda, cronógrafos que registam, segundo atrás de segundo, em ciclos cada vez mais longos e intemporais, um tempo que não é tempo, apenas é um tempo de passagem.
Por isso, 2009 é mais um elo da nossa cadeia sem tempo.
Que passe lenta... e... fruitivamente!