maio 29, 2007

Contestação

A contestação dos alunos do ensino superior é mais reivindicativa no Brasil do que em Portugal. No território português, e com as novas formas de competitividade académica, os alunos tornaram-se passivos. Sempre lhes disse isso. Protestam no discurso e na prática tudo se mantém. Por terras brasileiras, dois casos: alunos da USP (Universidade de S. Paulo) estão em greve, com ocupação da reitoria, há 27 dias; alunos da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) provocaram o caos no trânsito de ontem de manhã e do fim da tarde, bem no centro de Florianópolis. Os primeiros em protesto contra a nova lei da autonomia, os segundos contra o aumento da tarifa dos transportes.

maio 26, 2007

Sábado de manhã

O sábado de manhã é um dos melhores dias para visitar o centro da cidade de Florianópolis. A praça XV de Novembro, em pleno coração da urbe com vestígios açorianos, torna-se num espaço obrigatório, sobretudo para admirar a veterana figueira. As ruas contíguas, as que dão acesso ao mercado, fervilham de pessoas, num ambiente calmo e seguro, somente interrompidas pela algazarra do comércio e pela dança da capoeira, que se encontra numa ou noutra esquina.
O mercado é o ex-libris da cidade, sendo inesquecível percorrer as suas alas estreitas, num mundo de gente, e olhar demoradamente para os produtos. A Box 32 é o santuário dos bares e só uma cerveja (ou um suco), acompanhada de um pastel, é que nos pode dar o prazer de estar lá, querendo que o tempo congele.

maio 25, 2007

Novos desafios?

O Presidente da República afirmou, numa visita a uma autarquia, que "no futuro, os autarcas vão ter que prestar mais atenção ao fortalecimento da base produtiva dos concelhos”, pois “não daqui a muito tempo, irão receber novas competências nos domínios do desenvolvimento social, saúde e educação".
A partir destas palavras, deixo duas questões, colocadas a partir de Paredes de Coura: 1) qual é a base produtiva do concelho de Coura?; 2) de que autonomia disporão os concelhos para uma gestão democrática pensada de baixo para cima?
Sobre a primeira, não restam dúvidas que a ruralidade jamais pode ser a base produtiva do concelho, embora também duvide que o trabalho não especializado possa ser a solução. O sector do turismo tem sido apontado como panaceia, mas não é possível divulgar o concelho com as condições de acessibilidade que existem.
Quanto à segunda, os concelhos só exercerão competências nos domínios da educação, saúde e das questões sociais se à consignação dos deveres forem associados os recursos financeiros. Nenhum município poderá ser autónomo se não dispuser das contrapartidas do orçamento de estado.


Diferenças

Brasileiros e portugueses falam a mesma língua, mas diferenciam-se na ortografia e estrutura sintáctica.
O significado de certas palavras também é muito diferente, sendo necessário conhecer a realidade dos dois países para não se cair em situações algo incómodas. Cada vez mais mantemos a identidade linguística quando são publicados textos nos dois países, sendo certo que escrever e ler em "português do Brasil" ou em "português de Portugal" é diferente. Trata-se de um regra que os académicos têm adoptado, ainda que se verifiquem algumas excepções.

Dentro das diferenças que nos unem, registo no quotidiano das vivências brasileiras palavras que manifestam a dinâmica e a vivacidade da língua portuguesa.
Refiro pelo menos duas: revistaria (local de venda de revistas e jornais - por que razão não passamos a chamar aos quiosques portugueses jornalarias?); educandário (escola com a educação pré-escolar, ensino básico e secundário).

maio 24, 2007

De regresso

De regresso a Florianópolis, escolho o dia não para viajar. Uma deslocação de trinta minutos de avião transformou-se num calvário de horas e isto porque a viagem, com partida de Curitiba, foi cancelada. Protesta-se, mas não adianta, o nome de passageiro é um simples número. Fui colocado num voo para S. Paulo e quando lá chegava o aeroporto de Congonhas foi fechado, por motivos de obras na pista principal e condições climatéricas. Mas fiquei ao lado, no aeroporto internacional - Guarulhos.
Chegado a Floripa, para utilizar o nome afectivo da região, fui encontrar um trânsito assustador devido à greve de funcionários públicos. Enfim, que dia mais difícil para viajar... E na serra catarinense nevava e o Figueirense perdia com o Botafogo 3-1, mas passava à final da copa do Brasil. E a noite foi de festa, igual àquela que os benfiquistas fazem quando estão muito tempo sem ganhar nada.

maio 23, 2007

Num estado democrático...

Num estado democrático, ainda é possível instaurar inquéritos disciplinares porque um professor falou sobre o primeiro-ministro e, possivelmente, da sua licenciatura. Numa sociedade plural, discordar dos outros, colocar no diálogo assuntos "politicamente proibidos", para certas pessoas "hierarquicamente" investidas de funções e competências, ainda é um acto de desrespeito. Em vez de processos disciplinares, de comunicados, como o do dia 23 de Maio, da DREN, não seria melhor que os responsáveis pelas estruturas desconcentradas do Ministério da Educação se preocupassem com os problemas pedagógicos e curriculares da escola portuguesa?

maio 20, 2007

Praça Garibaldi

Ao caminhar pelas ruas do centro histórico de Curitiba, confirmo a beleza da cidade verde e o cuidado da prefeitura relativamente à limpeza. Trata-se de um lugar que deveria merecer a visita de muitos presidentes de câmara, sobretudo os das cidades (com a obrigatoriedade para o de Braga), pois é possível manter uma urbe bem asseada com poucos recursos. Só que o cimento não poderá ser a principal opção.
No centro histórico, muito bem conservado, realiza-se, a partir da praça Garibaldi, uma feira de artesanato pelas manhãs de domingo, sendo possível registar vivências e modos de ser dos curitibanos. Em qualquer feira deste género, que se repete por todo o Brasil, o que mais me agrada é a pintura, com todo o tipo de expressão artística e cores bem brasileiras.

maio 19, 2007

Escola a tempo inteiro

Na "Folha de S. Paulo", um dos jornais mais lidos do Brasil, está uma notícia relativa à "escola integral", cujo projecto começa a ser adoptado por vários Estados, no seguimento de uma recomendação do Estado federal.
Perante as "actividades de contraturno", professores e pais brasileiros interrogam-se sobre as vantagens e/ou desvantagens de os alunos estarem a tempo inteiro na escola. Recusando as actividades de cuidado, pois essas pertencerão à família, os professores aceitam-nas, mas desde que tenham reflexo nas aprendizagens dos alunos.
O prolongamento das actividades no 1º ciclo em Portugal fez-se com pouca discussão e com muita convicção, faltando avaliar até que ponto são actividades, efectivamente, curriculares ou actividades de cuidado.



maio 18, 2007

Curitiba

Mal desfiz a mala, ocupando um apartamento no centro da cidade de Florianópolis, em plena beira-mar, logo corri para o aeroporto a caminho de Curitiba, a capital do Estado de Paraná, onde me espera um árdua agenda, na Universidade de Tuiti.
Curitiba é a cidade verde do Brasil, sendo muito conhecida pelos inúmeros e grandiosos parques, pela presença das árvores (araucária, talvez seja a mais nobre de todas) e pelo sistema inovador de transportes públicos.
No entanto, neste fim de semana, Curitiba é chuvosa, triste e cinzenta.

Florianópolis

Depois de uma longa viagem de 10h, tendo embarcado no aeroporto do Norte, dificilmente reconhecido pelo seu nome, mas pelo da cidade do Porto, cheguei ao Rio de Janeiro. Invariavelmente, fui para o mesmo hotel, em Copacabana, na Avenida Atlântica, percorri um pouco as ruas e tive a oportunidade de jantar e almoçar com dois bons amigos brasileiros. No dia seguinte, e numa viagem mais curta, cheguei a Florianópolis, para uma estada prolongada, na Universidade Federal de Santa Catarina.
É desta cidade, de tez europeia e de veias brasileiras, que escreverei alguns dos próximos "posts".

maio 06, 2007

Dia da mãe

Para lá do significado dos dias-marcadores, reconhecendo-se que o da Mãe e o do Pai são muito especiais, existe sempre o que cada de um nós pode acrescentar individualmente ao que social e culturalmente se entende por estes dias. A presença de uma mãe e de um pai é permanente, mesmo que deixemos de ouvir as suas vozes, olhar os seus sorrisos e sentir o seu amor.