maio 10, 2008

"Chumbar" os alunos na escola?

A escola está sempre no centro de debate, seja por aquilo que faz ou não faz ou seja pelo que ensina ou não ensina.
Uma das polémicas mais recentes diz respeito ao papel da avaliação na escola. Segundo um relatório recente da OCDE - de que a ministra da educação se tornou imediatamente porta-voz - o chumbo dos alunos não traz nada de novo para o sistema, a não ser os encargos financeiros com mais professores e mais despesas, que devem ser multiplicadas pelo menos por 30%.
Todos estamos de acordo com o fim da não progressão, mas desde que os alunos tenham hipóteses de recuperar dentro da escola em função de um apoio educativo efectivo que os ajude a ultrapassar as dificuldades.
Mesmo assim o problema continua, pois não se pode pensar que tais apoios devem existir nas escolas somente à custa do tempo de estabelecimento, integrado nas 35 horas semanais de cada professor. Admitir esta solução, tal como é perfilhada pelo Ministério da Educação, é adiar o problema, admitindo-se que não querer reter os alunos é o mesmo que obrigá-los a passar para que os recursos financeiros não sejam inflacionados.