dezembro 20, 2008

Minho-Lima em comunidade.

Num mês de Inverno, com águas abundantes, os rios Minho e Lima emprestam os seus nomes à Comunidade Intermunicipal, que oficialmente terá a sua primeira reunião no dia 22 de Dezembro, na cidade de Viana do Castelo.
Apesar da falta de unanimidade distrital, a Comunidade consegue colocar à volta da mesa, pois as migalhas orçamentais são significativas, autarcas do PS e do PSD, reunidos no mesmo propósito de aceder a verbas que jamais poderiam ter se permanecessem divididos.
Porém, e no interesse do distrito de Viana, com índices a nível nacional bastante enfraquecidos, deseja-se que esta comunidade não tenha uma simples existência financeira e que seja capaz de ter um visão de futuro.
Resta esperar para ver.

dezembro 09, 2008

Ouro Preto (Centro)

Património Mundial desde 1980, Ouro Preto tem conhecido algumas ameaças de desclassificação. Para quem a visita por um dia, ainda que seja difícil partir sem ter observado e entranhado a tão vasta e esplendorosa monumentalidade, que começa na rua e termina nos museus e igrejas, nada parece difícil.
No entanto, quem lá vive e circula diariamente não deve achar graça nenhuma à obrigatoriedade de se manter a traça original das ruas, infernizando-se ainda mais o sobe e desce constante. O meu guia "taxista" não se cansou de dizer, com enfado: " Aqui, não vivia, não".

dezembro 02, 2008