agosto 28, 2006

Estatuto da carreira docente

No regresso à escola, os Educadores e Professores dos ensinos básico e secundário têm para ler, não tanto para discutir, como seria de esperar, a alteração ao estatuto da carreira docente.
Não são fáceis as mudanças, sobretudo quando se modificam determinados pontos, esquecendo-se outros, que são cruciais para a melhoria do desempenho docente.
Os artigos 35º (perfis de competências), 36º (conteúdo funcional) e 46º (itens de classificação) necessitam de uma profunda reflexão dos professores de modo a que não se possa um dia afirmar: “a legislação mudou e as práticas escolares continuaram iguais”.

agosto 15, 2006

Poça da Fujica - Rio Coura


Ainda há lugares secretos...

agosto 10, 2006

Liberdade

Ai que prazer
não cumprir um dever.
Ter um livro para ler
e não o fazer!
Ler é maçada,
estudar é nada.
O sol doira sem literatura.
O rio corre bem ou mal,
sem edição original.
E a brisa, essa, de tão naturalmente matinal
como tem tempo, não tem pressa...

Livros são papéis pintados com tinta.
Estudar é uma coisa em que está indistinta
A distinção entre nada e coisa nenhuma.

Quanto melhor é quando há bruma.
Esperar por D. Sebastião,
Quer venha ou não!

Grande é a poesia, a bondade e as danças...
Mas o melhor do mundo são as crianças,
Flores, música, o luar, e o sol que peca
Só quando, em vez de criar, seca.

E mais do que isto
É Jesus Cristo,
Que não sabia nada de finanças,
Nem consta que tivesse biblioteca...

Fernando Pessoa

agosto 06, 2006

Ainda sobre os exames do secundário

O acesso ao ensino superior em Portugal está dependente da avaliação no ensino secundário.
Os que defendem que a instituição de ensino superior deve seleccionar os seus alunos, através de provas de conhecimento, são contrariados pela inexistência de um mecanismo de regulação nacional e pela competitividade institucional, mais ainda quando se reconhece que há alunos a menos e instituições de ensino superior a mais.
Os partidários de um acesso ao ensino superior ditado pelas notas do secundário poderão ser contraditados pela pouca credibilidade que tem, hoje em dia, a avaliação sumativa externa (nacional) em conjugação com a avaliação sumativa interna(da escola). Aliás, Meira Soares, no “Público” de 6 de Agosto 2006, é contundente: “As notas em geral dos exames do 12º ano são três, quatro valores mais baixas do que as da dita avaliação contínua. Isto deixa-me perplexo. O sistema não me dá confiança”.

Perante tantas debilidades por que não questionar o papel dos exames nacionais na avaliação dos alunos do ensino secundário e no acesso ao ensino superior?

Relações sentimentais

"Por muitos anos, Brasil e Portugal mantiveram relações que eu descrevo como essencialmente sentimentais, isto é, centradas quase exclusivamente nos laços históricos e culturais que unem nossos povos" (Lula da Silva, In "Expresso", 5 Agosto 2006).
Bem, e agora como são?

Tabuão... na serenidade da paisagem

agosto 05, 2006

agosto 04, 2006

Pela estrada do mar...

Palavras

"Vieste até aqui para recolher uma vida. Mas sabes aquilo que recolhes?
Palavras.
Ou melhor, ar, meu amigo, as palavras são sons feitos de ar.
Ar. Ar é quanto recolhes".

(Antonio Tabucchi, Tristano morre- Uma vida, 2006).

agosto 02, 2006

Sonho

"... Esta noite também tive um sonho bonito, entrei na origem do mundo ... de quem seria?... dá-me mais um gole de água, mas traz a palhinha ... os sonhos são uns milagres miseráveis ... nunca acreditei nos milagres verdadeiros ... os verdadeiros são ilusões ... são sonhos, sobretudo".

(Antonio Tabucchi, Tristano Morre-Uma vida, 2006)

agosto 01, 2006

Até Quando (III)

“Aqui
Acionado por um outro olhar
um território de múltiplas faces
se apresenta
te olha
te interroga e sussurra:
foge da mídia que espectaluriza a morte
escondendo que nela te extingues
aqui é o outro lado –
é a parte que apresenta
a vítima e o algoz
mas não aponta
o papel que deves assumir
(...)
a vida – como num jogo -
também é jogada fora
inútil indesejável
mera fuga
negação de si mesma
a vida é um jogo de alegria
um jogo amoroso
um jogo de busca
podemos jogá-la juntos
se quiseres:
passa lá em casa”

(In “Projeto Imagens do Povo – Observatório de Favelas”, 2005)