setembro 28, 2009

Eleições autárquicas

Como se fosse um carrossel em andamento acelerado, as eleições lá vão animando a malta.
Foram as europeias e as legislativas e eis que já estamos nas autárquicas.
Se as primeiras foram a do rosto ausente e se as segundas consistiram no debate entre cinco figuras principais, as autárquicas são as das nomes que conhecemos muito bem, e a quem tratamos por tu.
Porém, por trás de cada cara, que nos inspira confiança, há, ou deveria haver, um programa, há, ou deveria haver, ideias que podem fazer a diferença.
Para isso, não basta olhar para os cartazes e pegar nos papéis que são distribuídos, sendo preciso que se escutem os candidadatos e se compare o que nos têm a dizer.
As eleições autárquicas parecem-se com a placa, numa passagem de nível, que poderia dizer
"Leia, escute e vote".

setembro 19, 2009

Sondagens

Embora distante, por terras de Moçambique, na descoberta de uma outra realidade, tenho acompanhado a campanha eleitoral para as legislativas, pois as autárquicas podem esperar, encontrando-se quase congeladas.
Depois do debate televisivo entre José Sócrates e Manuela Ferreira Leite, o PS entrou no caminho da vitória. Somente Marcelo Rebelo de Sousa não vê, ou não quer ver, este sentido de mudança.

As sondagens deste fim de semana comprovam este caminho e indicam que o PS corre mais veloz que o PSD, levando alguns metros de avanço (seis metros se seguirmos a mais credível, a da Universidade Católica).

Recuperando do fraco resultados das europeias, o PS segue o percurso eleitoral numa carruagem de TGV, enquanto o PSD dá passos de caracol, numa composição antiga, talvez a carvão, com medo de chegar a Espanha, ou que os espanhóis cheguem a Portugal.

O tempos das escaramuças fronteiriças entre portugueses e espanhóis já lá vai, e quem se recusa a entender estes dois povos como parte de um todo europeu está a recuar penosa e saudosamente no tempo.

Não admira, por isso, que as sondagens premeiem quem olha para a frente e punam quem persiste em olhar para trás.