setembro 20, 2008

Do lado da minha terra


Não o rio da minha terra, porque esse é festivaleiro, sendo muito conhecido pela lado da música que o tem colocado no topo internacional,mas a Igreja da minha terra,de gratas memórias.

setembro 15, 2008

Balanço em educação

O Jornal Expresso publicou na sua última edição, de 13 de Setembro de 2008, um balanço sobre os 4 anos de governação socialista em matéria de educação.
Em resposta ao convite, aqui fica o que escrevi.

Passageiros do tempo.


Das férias ficam imagens fugazes e inscritas no imaginário do tempo ao qual nos foi dado pertencer.
De um tempo que se desenha na areia movediça, fazendo com que sejamos apenas passageiros.

setembro 08, 2008

Rio... sempre Rio (2).

Para quem tem a liberdade de viajar sem integrar os cansativos grupos, um amigo meu francês chamava-lhes a brigada do reumático, e se tiver uma manhã disponível no Rio de Janeiro, aconselho o seguinte percurso:
Siga da Avenida atlântica, um dos melhores locais para ficar no Rio, para o centro da cidade através de metro (ô). Ainda é o melhor transporte porque barato e super-seguro, o que pode ser contraditório nesta cidade tão periclitante. Para chegar à estação Cantagalo, siga pela Rua Miguel Lemos, e de lá deixe o metro na estação Carioca.
Neste largo aproveite para visitar o mosteiro de Santo António, logo ali ao lado.
Terminada a visita, caminhe pela Avenida Uruguaiana e logo seja envolvido pelo movimento frenético das ruas, plenas de lojas de comércio, de vendedores de rua e de andarilhos de publicidade. Depois de alguns minutos, siga pela Rua Ouvidor e entre na Confeitaria Colombo, na rua Gonçalves Dias. Se não almoçar, pelo menos um café e o irresistível bolo são obrigatórios.
Daí siga para a Avenida Rio Branco, e daí para Avenida Presidente Vargas.
Respire fundo: chegou à Candelária, uma igreja de má memória para a consciência de todos nós, devido à chacina dos meninos-de-rua.
Entre de seguida no Centro Cultural Banco do Brasil e demore-se na visita a exposições, sempre gratuitas.
Saia do edifício pela porta lateral, e entre na rua 1 de Março, que o leva ao Largo do Paço, à Igreja do Carmo e ao Palácio Tiradentes.
Se estiver cansado, entre na Livraria do Largo do Paço, procure um livro na estante e beba relaxadamente uma garrafa de água.
Retorne pela Rua do Ouvidor, que conflui com a Avenida Rio Branco, e siga até à Praça Tiradentes. Aí procure que logo ao lado encontra-se nada menos, na rua Camões, o Gabinete Real de Leitura, uma biblioteca que é a verdadeira obra-prima da cultura portuguesa em terras brasileiras.
Regresse a Copacabana de metro a partir da estação Uruguaiana.
Garanto que gostará imenso deste passeio mas desde que tome todas as devidas precauções: use muito pouco a máquina fotográfica (ou não a use), evite acessórios e esteja atento.